quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A encruzilhada do Adolescente...


~> Onde ocorrem ao mais graves acidentes de trânsito? Nos cruzamentos! Sim, quando um motorista se aproxima de um cruzamento, as suas chances de se envolver num acidente são multiplicadas. Veículos vindos de todas as direções, sinais de trânsito, pedestres atravessando a rua, etc. Um pequeno descuido e a sua vida e a de outros estão em perigo.

~> Assim é a adolescência cara: uma encruzilhada. Ela é um período de trânsito entre a infância e a fase adulta. É por isso que o jovem às vezes se porta ora como adulto, ora como criança. É um período de auto-afirmação, ou seja, o jovem está se descobrindo e sete a necessidade de mostrar a si próprio e aos outros a sua identidade.

~> Para isso brother, muitas vezes ele é levado ao extremo em suas atitudes, porque tamanha é a sua necessidade de auto-afirmação.

~> Daí é comum vermos adolescentes fumando, bebendo e procurando fazer coisas que possam dar ao mundo em seu redor uma mensagem do tipo “Vejam todos como eu sei o que estou fazendo!” Sem dúvida, isso é muito prejudicial ao jovem. E francamente isso é Ridículo.

~> É por essa razão que você, jovem de DEUS, deve dar um passo à frente dos demais e reconhecer que a sua vida é extremamente importante. Tudo o que lhe envolve neste momento tem uma grande influência em tudo o que você é e faz.

~> Você é alvo brother de muitas coisas. Já percebeu que quase todos os jornais, revistas e TVs, têm um programa ou uma matéria dirigida especialmente a você?

~> Já notou como em muitos dos anúncios e propagandas há um apelo todo especial para alcançar você? Por que isso? Porque você é explorado pela facilidade que tem de atender a esses apelos.

~> Porque o jovem, em geral, não quer ser diferente dos seus companheiros. Ele quer se sentir “na onda” justamente com todos. Então ele veste aquela roupa da moda, usa sapatos da moda, canta aquela música do momento, assiste ao filme que todos estão comentando... Por isso que é um alvo: todos querem chegar até ele, cativá-lo e fazê-lo seguir aquele determinado caminho.

~> É por isso que o traficante de drogas procura ganhar a simpatia do jovem para depois torná-lo um dependente. Então, brothers podemos imaginar o adolescente como aquela ovelha solitária, perdida entre lobos famintos: cada um quer um pedaço. Mas o que tem o jovem de tão valioso assim, que há uma disputa para alcançá-lo?


O apóstolo João já sabia: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes...” (1 João 2.14).


~> Exatamente isso! E quem está interessado nessa força? O diabo, obviamente. Porém, muito mais está DEUS, em que os jovens de ambos os sexos se façam disponíveis em Suas mãos para que Ele possa utilizar essa força e energia em favor da Sua obra!


Que DEUS possa te abençoa Adolescente e Jovem e que cada um possa ser sensível a voz do Senhor...


2 comentários:

  1. massa. indiquei no twitter do ministério de adoles que trabalho (@maisjesuscristo). Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai irmãozinho DEUS abençoe a sua vida

    ResponderExcluir